ABSTRACIONISMO

       Os criadores deste novo movimento foram os russos e os holandeses, a característica da pintura abstrata é, a criação de imagens alterando valores formais da arte, passando do mundo concreto para o subjetivo. Por isso, uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, há o abandono da expressão fotográfica, pois a técnica fotográfica se encarrega de reajustar os fatos realisticamente.

       O russo Wassili Kandinsky é considerado o iniciador da moderna pintura abstrata, participaram também desse movimento Piet Mondrian, Franz Marc, Paul Klee.

        Em pouco tempo o abstracionismo dominou a pintura moderna e tornou-se um movimento bastante diversificado. Entretanto, duas tendências firmaram-se com características mais precisas: o Abstracionismo informal e o Abstracionismo geométrico.

       No Abstracionismo informal predominam os sentimentos e emoções, as formas e cores são criadas mais livremente, sugerindo associações com os elementos da natureza, Composição IV (Batalha) foto 15.

       Já no Abstracionismo geométrico as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a ex­pressão de uma concepção geométrica, Composição (1921) foto 16.

    foto15    foto16