BIOGRAFIAS

                                      Degas                  

Apesar de ter feito parte do grupo dos impressionistas, Edgar Degas (1834-1917)teve nele uma posição muito pessoal. Sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo.

Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era f1agrar um instante da vida das pessoas, apreender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Exemplo disso são suas telas com bailarinas, observando  O Ensaio (foto 05), vemos a leveza dos movimentos, a delicadeza das cores em pastel e a sutileza do desenho.

  A contribuição mais importante de Degas para a pintura moderna é a angulação oblíqua e o enquadramento das cenas, com objetos e pessoas em primeiro plano, aumentando a profundidade à com posição.

 Datas principais:

1834 - nasce em Paris em 19 de julho.

1847 - morre sua mãe.

1853 - abandona o curso de Direito para estudar pintura.

1854 - estuda com Louis Lamothe, discípulo de Ingres; viaja a Itália. 1855 - conhece Ingres; matricula-se na Escola de Belas-Artes.

1858 - retomo mais fecundo à Itália.

1870 - é convocado para a guerra franco-prussiana.

1872 - viaja para Nova Orleans.

1874 - morre seu pai. deixando-lhe dívidas enormes; participa da organização da primeira mostra impressionista.

1917 - morre em Paris.

                         foto05